Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/campresscom/public_html/blog-detalhes.php:1) in /home2/campresscom/public_html/blog-detalhes.php on line 50

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/campresscom/public_html/blog-detalhes.php:1) in /home2/campresscom/public_html/blog-detalhes.php on line 50

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/campresscom/public_html/blog-detalhes.php:1) in /home2/campresscom/public_html/blog-detalhes.php on line 50

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/campresscom/public_html/blog-detalhes.php:1) in /home2/campresscom/public_html/blog-detalhes.php on line 50
Os desafios e oportunidades do varejo moderno

Consumidores sempre on-line

Consumidores conectados através de tablets, smartphones e notebooks – sendo de última geração, ou não, modelos ligados à Internet, com aplicativos de marcas para facilitar a compra e venda de produtos, além de outras facilidades, fazem com que muitas portas sejam abertas para o varejo; e que muitos desafios também sejam enfrentados pelos tradicionais modelos de gestão da logística.

A eficiência do negócio do varejo não depende apenas da eficiência da loja, em si. O novo modelo de varejo é caracterizado pela integração definitiva e eficiente de processos relacionados ao consumo, que passam ou não pela loja física (hoje, muitas lojas proporcionam a compra online e a retirada na loja, sendo mais uma opção para maior comodidade ao cliente).

Neste novo cenário, portanto, para que todas as marcas possam competir dentro deste novo momento, deve-se seguir alguns pontos principais, tais como repensar no modelo de loja – muitas empresas já possuem canais físicos e digitais, podendo ampliar a conveniência para os seus clientes (como citado acima, desenvolver serviços de "compre no site e retire na loja"; o desafio deste item é o de integrar sistemas, controlar de forma única os estoques, otimizar a logística, além de investir fortemente em treinamento de pessoas e gestão de equipe).

Outro ponto importante é a integração de dados, ferramentas de CRM e ofertas direcionadas – pesquisas comprovam que um enorme número de consumidores realiza suas pesquisas e efetivam suas compras através do celular.

Assim, essa interação digital gera um rastro de movimentação, considerada uma impressão digital, que "relembra dados"; e há diversos sistemas de softwares onde o varejo pode facilitar a captação de resultados dessas pesquisas, proporcionando novos momentos de contato com seu atual ou futuro cliente, lembrando-os o que eles podem comprar quando estiverem navegando em outras páginas da web etc.

Por outro lado, mesmo obtendo resultados altamente positivos, o desafio de conseguir consolidar as diferentes fontes de entrada de dados, como loja, mobile, site, mídias sociais, SAC; assim como treinar e capacitar profissionais que analisem e transformem estes dados em soluções eficientes para futuras operações, é grande.

Também há a definição de sortimento a partir da inteligência de dados, que com o avanço e a maturidade da análise de dados, destaca as oportunidades das operações de varejo de definirem a melhor oferta de sortimento a partir das preferências de compra digitais realizadas na área de influência da loja.


Lojas online

As lojas online podem absorver esses dados de comprar e aproveitá-los para incluir em sua loja física um montante das mercadorias mais buscadas e compradas nos canais digitais, facilitando a vida do consumidor e os induzindo a uma nova compra.

Outro ponto que pode ser implantado é repensar o papel da loja viabilizando a maneira rentável a "última milha", até seu consumidor – esse é um termo utilizado para descrever a etapa final da viagem do produto antes que ele chegue à porta do cliente.


Conclusão

Com o crescimento das lojas online, essa etapa tornou-se muito importante, já que a entrega pode se tornar 20% do custo logístico total. Assim, estudam-se diversas oportunidades de entrega, com bicicleta, veículos autônomos, crowdsourcing (pessoas que se cadastram em uma rede e podem escolher entregas específicas para fazer – motoristas de aplicativos e taxistas podem participar deste modelo, agregando- a sua fonte de renda) e até mesmo o uso de drones, em casos específicos.

Enfim, essa é a última opção a ser bem pensada, e talvez uma das mais importantes do processo de entrega no novo modelo de varejo, com uma cadeia de mercadorias bem alinhada e inteligente, assegurando demandas e fazendo com que as mesmas sejam cumpridas, atendendo aos anseios do consumidor final e fazendo com que o mesmo seja sempre fiel às compras da marca. É preciso focar em volume de vendas, prever demandas, driblar indisponibilidades, reduzir desperdícios, minimizar acúmulo de itens, entre outras tarefas.


Fale com a Transportadora Campress: empresa líder no transporte de cargas com várias soluções logísticas na região de Campinas, que se adapta as três modalidades de gerenciamento logístico, possuindo software próprio, diferentes tipos de veículos para cada solução, e uma equipe especializada para oferecer os melhores processos para a sua empresa.

Solicite uma análise e garanta a efetividade do plano de logística, com sua execução completa. Aumente as suas vendas e fidelize clientes!



 

Ajudamos seu negócio com soluções de Logística e Transporte

Nossos consultores saberão orientar você sobre o Tipo de Veículo e Solução logística adequadas.

Peça Orçamento Contate-nos agora

Ou ligue (19) 99517-3851