Reduzir custos de produção de uma empresa precisa da orquestração de todos os agentes de sua cadeia de suprimentos – Supply Chain.
O melhor fornecedor é aquele que age proativamente para reduzir seus custos, trabalhando continuamente para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços com o objetivo de superar a expectativa de seus clientes.
Na cadeia de suprimentos de uma empresa a logística está presente em vários processos, deste a entrega das matéria-prima até a entrega do produto para os clientes finais. Ou seja, no preço de cada peça do produto final e, posteriormente, o próprio produto final têm uma componente de custo de logística, formando o custo total dos produtos.
O melhor integrador logístico é aquele que consegue oferecer a melhor solução logística para cada processo e, o mais importante, consegue orquestrar os serviços para reduzir custos e superar as expectativas dos clientes.
O Gerenciamento da Logística na Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management
A logística dentro da cadeia de suprimentos é definida como o processo de planejar, implementar e controlar a eficiência no fluxo dos custos, de materiais, produtos e informações desde o ponto de origem até o ponto de consumo. A complexidade da logística aumenta à medida que o número de participantes e produtos se amplia e os consumidores finais se tornam cada vez mais exigentes.
Basicamente, existem três modalidades para o gerenciamento da logística na cadeia de suprimento nas empresas: (1) criar e manter uma área de inteligência para o gerenciamento; (2) contratar os serviços de logística integrado; e, (3) operar de forma hibrida.
Criar e manter uma área de inteligência interna para o gerenciamento logístico implica na contratação de pessoal especializado, oferecer contínuo treinamento, avaliar continuamente novas tecnologias e modelos de gestão, analisar cada processo de produção para identificar e implementar processos logísticos eficientes e baratos, coordenar e monitorar todos os recebimentos de materiais para garantir prazos de entrega, auditar as transportadoras para garantir a continuidade dos serviços, entre outras atividades implícitas aos processos logísticos.
Contratar um serviço de logística integrado consiste em estabelecer e acompanhar níveis de acordo de serviços através de indicadores de desempenho, entre eles objetivos de redução de custos logísticos, que atendam as necessidades da produção e distribuição da empresa. Nesta modalidade, o operador logístico busca sinergias internas para atender os acordos de níveis de serviço estabelecidos, como o fracionamento de cargas para determinados destinos, otimização de rotas para coleta de materiais (Milk-run), entre outros. Usando um único software de gerenciamento logístico é possível monitorar com eficiência todos os processos e maximizar os recursos, reduzindo os custos de operação.
A terceira modalidade, a hibrida, é quando a empresa mantém o gerenciamento da logística para alguns processos e terceiriza outras, utilizando acordos de níveis de serviço e indicadores de desempenho. Esta modalidade oferece maior autonomia para as empresas controlarem os processos logísticos, entretanto, pode perder muitas sinergias para redução de custos de um único operador logístico.
Conclusão
A logística está presente em, praticamente, todos os processos de produção e distribuição de uma empresa, representando fatores de custo e eficiência importantes. Devido a complexidade cada vez maior das operações das empresas e a crescente exigência dos consumidores, as empresas devem reavaliar a maneira como gerenciam a logística na sua cadeia de suprimentos – Supply Chain.
Existem, basicamente, três modalidades para o gerenciamento da logística: próprio; contratado e hibrido. Cada um tem suas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas pelas empresas e selecionada aquele que melhor se adapta ao seu modelo de operação.
O destaque para a contratação de serviços de logística, na modalidade contrata ou hibrida (parcial) é que o operador logístico tem, além da experiência do negócio, a possibilidade de obter menores custos aplicando sinergias internas, muitas vezes desconhecidas pelas empresas.
A Campress, empresa líder no transporte de cargas com várias soluções logísticas na região de Campinas, adapta-se as três modalidade de gerenciamento logístico, possuindo software próprio, diferentes tipos de veículos para cada solução e uma equipe especializada para oferecer os melhores processo para a sua empresa.